Safaa Dib

Que caminhos nos conduzem à ação política? Que tipo de luz nos surge na nossa própria estrada de Damasco que nos faz escolher um caminho que inspira tanta hostilidade e desconfiança da parte dos portugueses? A repulsa que a população manifesta perante os partidos é bem visível e muitos dos seus protagonistas estão descredibilizados. Mas é mais fácil sermos cínicos em relação à política do que encontrar a coragem de agir e contribuir com uma nova página para a democracia.

Escolhi agir na política não porque esperava qualquer tipo de privilégio ou regalia, mas porque tinha a crença, talvez ingénua, de que um cidadão podia fazer a diferença se estivesse empenhado nesse sentido. Há uma profunda insatisfação a fervilhar dentro de  muitos de nós que exige mais do que meras discussões de cafés e redes sociais. Quando somos forçados a assistir a tantos retrocessos, tantas perdas de direitos, tantas pessoas incapazes de viver com dignidade, há algo dentro de nós que escolhe simplesmente não ignorar mais e opta por transformar a indignação em atos.

É tempo de recuperar a política e conferir-lhe a dignidade e o valor que perdeu. É tempo de fugir dos lugares-comuns sobre política. Não é aborrecida nem demasiado complicada e nem todos os políticos são gananciosos, mentirosos ou incompetentes. A política afeta muitas facetas vitais das nossas vidas e somos todos responsáveis pela qualidade dos políticos que nos representam. Não podemos esperar qualquer mudança se não formos nós a iniciar a mudança. Nunca como nestes últimos anos testemunhámos de forma alarmante como parte das nossas elites abdicaram das suas responsabilidades e escolheram vender-nos e salvarem-se a si próprias num barco rombo. É por isso que o ato de votar naqueles que acreditamos ainda é a nossa melhor arma de defesa contra a gestão danosa e impunidade. E é precisar recordar sempre que a democracia é um trabalho constantemente em progresso e que necessita do envolvimento de todos os seus cidadãos para prosperar.

Safaa Dib

Coordenadora editorial na área do livro

https://oirrevogavelblog.wordpress.com/

safaadib@gmail.com

Partilhe este post